De volta ao básico: O que é a IoT?

Por: Alberto Hoshina | 4 de abril de 2019 |

Neste ponto, o conceito de IoT (Internet of Things) está presente na cultura geral, embora seja uma tendência crescente que não atingiu seu estágio de maturidade em termos de desenvolvimento e inovação, todos sabemos o que ela isso significa.
A internet das coisas parte de um princípio muito simples: conectividade. Essa conectividade é baseada em sistemas embarcados que permitem que objetos interajam não apenas com redes sem fio, mas também programem eventos específicos de acordo com tarefas ditadas remotamente.


Falando sobre a IoT


Quando levamos esse princípio da conectividade para o mundo industrial, chamamos isso de IIoT (Internet industrial das coisas). Esse conceito fornece um mundo de possibilidades com o qual produtos conectados e sistemas inteligentes operam como parte de sistemas maiores, onde plantas e máquinas, com inteligência artificial incorporada em seu núcleo, podem trocar e simplificar dados para determinar novos e melhores cursos de ação.
Por exemplo, imagine que temos uma planta com produtos conectados na linha de produção. Os produtos inteligentes capturam informações e compartilham com sistemas inteligentes que processam e analisam os dados, e assim nós podemos monitorar em tempo real e de forma remota a informação, que nos leva à detecção precoce de possíveis falhas em nossa planta. Contando com a manutenção preditiva para resolver problemas antes que eles ocorram, as empresas evitam interrupções dispendiosas de tempo de inatividade e produção. Todas essas aplicações melhoram a eficiência, minimizam despesas desnecessárias e maximizam a qualidade.


Como você resolve os problemas da indústria?


Na Schneider Electric vemos há alguns anos a aplicação da IIoT em diferentes segmentos sendo mais uma evolução do que uma revolução industrial. O valor tangível desta solução aplicada aos negócios é refletido através de melhorias na eficiência e rentabilidade, maior cybersecurity, inovação e melhor gestão de segurança, desempenho e impacto ambiental.
Por isso, desenvolvemos soluções completas que vão desde produtos com códigos QR dinâmicos para diagnósticos inteligentes até a configuração de dispositivos de controle. Cada um dos nossos produtos conectados tem como um dos objetivos aumentar a velocidade de comissionamento e ajudar a reduzir o tempo de inatividade da planta. Nossas soluções partem da base instalada para os sistemas inteligentes de monitoramento preventivo em tempo real. Pensando em uma das maiores preocupações de nossos clientes, nossa arquitetura e plataforma EcoStruxure é totalmente aberta e compatível com outros sistemas. Nossa experiência nos coloca em uma posição muito sólida para orientar nossos clientes através desta transformação, tornando-a o mais simples possível.
Sem dúvida, a IIoT está preparando o caminho para uma transformação completa dos processos de rotina, do pedido à entrega, manutenção, produção e muito mais.


Tags: Ecostruxure, IoT, IT, tecnologia

Fonte: https://blog.se.com/br/iot/2019/04/04/de-volta-ao-basico-o-que-e-o-iiot/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *